top of page

Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência é celebrado em Taboão da Serra

Por conta da pandemia, comemoração foi realizada de forma online


O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência em Taboão da Serra foi marcado por uma celebração ao protagonismo de portadores de necessidades especiais em diversas áreas de atuação. A Secretaria de Assistência Social e Cidadania (SAS) transmitiu em tempo real via Youtube um evento organizado pelo Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (CMPD) para comemorar a data.


Durante o evento, os espectadores ouviram depoimentos do funcionário de uma empresa metalúrgica, Renildo Alcântara da Silva, e do paratleta de bocha adaptada, Marcelo de Marco, além de acompanharem apresentações de violino com Ismael Dias Vaz Moreira, de canto com Roseli Garcia e do Ano Novo Chinês, feita pela Associação Kung Fu Garra de Águia Lily Lau. Todo o conteúdo foi interpretado em LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais).


CMPD celebrou o protagonismo da pessoa com deficiência (FOTOS: Petterson Costa)



O secretário de Assistência Social e Cidadania de Taboão, Wagner Eckstein, comentou sobre a implementação de políticas públicas de inclusão social. “O Cadastro Único (CAD Único) do governo federal aponta que em Taboão da Serra há mais de 6 mil pessoas com algum tipo de deficiência, das quais 2.110 recebem Benefício de Prestação Continuada (BPC). Fazer as políticas públicas chegarem a essas pessoas de maneira qualificada é o nosso desafio. É o desafio do Conselho, do gestor, do Poder Público e da sociedade civil”, ressaltou.


Em Taboão da Serra, as pessoas com deficiência têm à disposição uma rede de atendimento formada por diversas secretarias municipais e pelo CMPD. “Todo o Conselho está engajado e trabalha em prol dos mesmos objetivos, que é olhar para as pessoas que mais precisam, como as pessoas com deficiência. E assim estamos trabalhando, temos muito a fazer, temos contado com a ajuda tanto da sociedade civil, quanto do poder público”, explicou a presidente do CMPD, Izaura Kanamaru.


Quem deseja obter mais informações sobre o tema pode entrar em contato com a Sala dos Conselhos pelo telefone (11) 4138-8040, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.


Participaram da celebração ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência Maria Alves e José, em representação à deputada federal Maria Rosa, os vereadores Dr. Ronaldo Onishi e Wanderley Bressan, os secretários municipais José Alberto Tarifa e Thamires May (Saúde), Dirce Takano (Educação), Arnoldo Landiva (Comunicação), Nílcio Regueira (Habitação), Ruy Poletto (adjunto de Transportes e Mobilidade Urbana), o vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Subseção de Taboão da Serra, dr. José Cordeiro de Siqueira, a Ouvidora Geral de Taboão da Serra, dra. Maria Amélia Alencar e Antônio Carlos Sousa Santos, da Coordenadoria Especial de Promoção de Igualdade Racial (CEPIR). Também estiveram presentes, como representantes da sociedade civil e demais organizações, Andressa (AMAR), Thalita (ONG Nosso Olhar), além de Jonatas e o ex-vereador Cido da Yafarma (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Taboão da Serra).



Como funciona o CMPD?



O Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência elabora, encaminha e acompanha a implementação de políticas públicas voltadas para pessoas com deficiência na saúde, na educação, no trabalho, na habitação, no transporte, na cultura, no lazer, na acessibilidade ao espaço público e nos esportes.


O Conselho é composto por membros do poder público e da sociedade civil, que se reúnem toda segunda sexta-feira de cada mês às 9h, na Rua Ananias Carmerindo Pires, 40/60, Jardim Panorama.


O CMPD possui ainda um plano de ação que é revisado anualmente, em que constam variados projetos para garantir todos os direitos das pessoas com deficiência no município.


Uma das metas da atual gestão do CMPD é capacitar servidores da rede municipal para atender em Libras (Língua Brasileira de Sinais).

4 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page