top of page

Escola Municipal de Gastronomia de Taboão da Serra divulga vídeos com sugestões de Faça e Venda

Em gravação com Marlene Culinarista, população aprenderá a fazer Bobó de Frango com Mandioca e Ragu de Grão de Bico com Polenta Rústica. Ideia é dar sugestões de ganho extra aos moradores e reaproximar alunos da escola


Por Vera Sampaio


Há mais de um ano os cursos livres oferecidos pela Prefeitura de Taboão da Serra foram suspensos devido à pandemia da Covid-19. Uma das escolas que teve que parar as atividades presenciais foi a Escola Municipal de Gastronomia. Para que os alunos matem a saudade da escola e se preparem para o que está por vir, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (SDE) convidou Marlene Culinarista para gravar duas receitas: Bobó de Frango com Mandioca e Ragu de Grão de Bico com Polenta Rústica. Os vídeos serão disponibilizados no Facebook oficial da prefeitura (@prefeituradetaboao) e da SDE (@sde.taboao).


O primeiro vídeo, publicado nesta segunda-feira, 02/08, é a receita de Bobó de Frango com Mandioca. A aula foi gravada na Escola Municipal de Gastronomia e Marlene Culinarista utilizou produtos da Grano Congelados no preparo. Rosana Damião da Silva, diretora da Escola Municipal de Gastronomia, acompanhou os trabalhos. A gravação e edição dos vídeos ficaram por conta de Thiago Luz e Leandro Paiva, da Escola Municipal de Estética Animal.


A convite da Escola Municipal de Gastronomia, Marlene Culinarista ensina a fazer um saboroso Bobó de Frango com Mandioca (FOTO: DIVULGAÇÃO/PMTS)



Segundo a secretária de Desenvolvimento Econômico, Adriana Barcellos, os vídeos são uma forma aproximar os alunos da escola e dar duas opções de “Faça e Venda”. “A Marlene Culinarista é uma excelente profissional e é conhecida por muitos dos nossos ex-alunos. Nós a convidamos para fazer as gravações e ela topou o desafio de coração, sem cobrar nada. As receitas, além de saborosas, são excelentes opções de ‘Faça e Venda’”, disse. “Sabemos da importância dos cursos oferecidos pelas nossas escolas, pois dão aos alunos a possibilidade de ter mais uma fonte de renda ou mesmo uma nova profissão, algo tão necessário neste período de pandemia e crise financeira. Esperamos que estes vídeos motivem quem assistir, mas que, acima de tudo, aqueçam os corações de todos na esperança de um retorno em breve”, afirmou Adriana Barcellos.


Com relação ao retorno dos cursos presenciais, a secretária afirma que a retomada depende tanto do controle da pandemia do novo coronavírus, quanto de autorização do Comitê de Enfrentamento à Covid-19 de Taboão da Serra. “Neste momento, por questão de segurança, as atividades presenciais permanecem suspensas. Diante do avanço da vacinação e redução no número de casos, a expectativa é que a pandemia da Covid-19 seja controlada e, consequentemente, os cursos presenciais possam ser realizados. Assim que tivermos autorização do Comitê, divulgaremos a abertura das inscrições e quais serão os protocolos de segurança para o momento. Tudo será feito com muita responsabilidade e respeito aos nossos alunos e profissionais”, finalizou.


O vídeo com a receita de Ragu de Grão de Bico com Polenta Rústica será publicado na próxima segunda-feira, 09/08. Para acompanhar todas as publicações sobre a Escola Municipal de Gastronomia, siga @prefeituradetaboao e @sde.taboao nas redes sociais.


Bobó de Frango com Mandioca


Ingredientes:


· 1kg de mandioca em palito congelada Grano

· 1 cebola grande picada

· 3 dentes alho picado

· Colorau a gosto

· Cominho a gosto

· 1 litro da água fervente ou caldo de frango ou de legumes

· 800gr de peito de frango cozido e desfiado

· Pimentão colorido (opcional e a gosto)

· Coentro e cebolinha picados para finalizar

· Molho de pimenta a gosto para perfumar ou in natura picada sem sementes

· 150gr de xerém de castanha de caju ou amendoim

· Sal a gosto

· 1 vidro de leite de coco pequeno (200 ml)

· Azeite de dendê para refogar e finalizar


Preparo:


Em uma panela, leve ao fogo parte do azeite de dendê e aqueça. Depois, coloque a cebola para dourar. Acrescente alho e depois junte o colorau e o cominho. Mexa bem para misturar os temperos e não queimar.


Depois, acrescente a mandioca em palito Grano ainda congelada e mexa novamente. Se a mandioca estiver em pedaços (tolete) é preciso retirar a fibra central.

Acrescente água fervente aos ingredientes e mexa novamente. Se preferir, utilize o caldo do cozimento do frango.


Acrescente o peito de frango cozido e desfiado e misture, depois tampe a panela e aguarde terminar o cozimento. Marlene Culinarista cozinhou o peito de frango com sal, colorau e alho. O frango também pode ser substituído por camarão ou atum.


Enquanto os demais ingredientes estão no fogo, bata os pimentões do processador ou pique em pedaços bem pequenos. Acrescente à receita, mexa e cozinhe por mais alguns minutos.


O tempo de cozimento pode variar conforme a panela e ingredientes utilizados. O ponto ideal é quando a mandioca estiver em consistência de creme.


Quando chegar ao ponto de creme, acrescente o xerém de castanha de caju ou amendoim, o restante do azeite de dendê, o leite de coco, o molho de pimenta, o coentro e a cebolinha picados e misture bem.


Depois de pronto e resfriado, o bobó pode ser congelado por até três meses.

Para o Faça e Venda, a sugestão é fracionar a receita em porções de 300ml, em potes descartáveis.


Rendimento: até 10 porções


Serviço:

Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda Rua Cesário Dau, 535, Jardim Maria Rosa 4788-7888 @sde.taboao


Escola Municipal de Gastronomia Rua Joaquim Faustino de Camargo, 108, Jardim São Paulo 4787-3764 | 4787-3811


Marlene Culinarista Facebook: https://www.facebook.com/Marleneculinarista Instagram: @marlene_culinarista

Grano Congelados

8 visualizações0 comentário

Commentaires


bottom of page