top of page

Governo de São Paulo anuncia 3ª dose da vacina contra COVID-19 para idosos

Medida, que visa imunizar aproximadamente 900 mil pessoas com dose extra, tem início no dia 6 de setembro


O governador João Dória anunciou a aplicação da 3ª dose da vacina contra COVID-19 para pessoas com mais de 60 anos a partir do dia 6 de setembro.


A informação foi divulgada em entrevista coletiva concedida por Dória ontem (25). O objetivo do governo é aplicar uma dose de reforço em idosos que já tenham recebido a 2ª dose de qualquer imunizante há pelo menos seis meses.


3ª dose da vacina é direcionada ao público mais vulnerável à COVID-19 (FOTO: Getty Images via BBC)



A decisão do governo estadual sobre a necessidade de 3ª dose foi aprovada pelo Comitê Científico de São Paulo, criado na última semana para aconselhar a gestão Dória no combate à COVID-19.


A expectativa inicial é de que aproximadamente 900 mil pessoas recebam a 3ª dose da vacina. “Desde a semana passada, o Comitê Científico vem discutindo com a área da Saúde a proteção das pessoas com mais idade. Essa decisão foi finalizada hoje (25) pela manhã para aumentar a proteção das pessoas com mais de 60 anos”, disse João Dória.


A preocupação do governo em garantir uma dose extra para os idosos também está relacionada à variante “delta” do novo coronavírus, que surgiu recentemente e demonstrou maior potencial de contágio.


Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, até esta quarta-feira foram identificadas 266 amostras positivas da variante delta em todo o estado.


3ª dose da vacina é mesmo necessária?


O avanço da vacinação em São Paulo tem provocado a queda no índice de ocupação hospitalar.


Apesar dos números positivos, a 3ª dose da vacina é importante especialmente para os grupos mais vulneráveis. Segundo o Coordenador do Comitê Científico, Paulo Menezes, “após seis meses, há evidência de uma possível queda de proteção e isso se aplica a todos os imunizantes”.


Para garantir a agilidade na aplicação da 3ª dose da vacina, a Secretaria Estadual da Saúde viabilizou a produção de novas carteiras de vacinação para os idosos que vão receber a dose extra a partir de setembro.



Como receber a 3ª dose da vacina?


Para obter a dose adicional da vacina, não será necessário se cadastrar novamente no site Vacina Já (www.vacinaja.sp.gov.br).


Os idosos que receberam a 2ª dose de qualquer imunizante há mais de seis meses devem ir a um posto de vacinação a partir do dia 6 de setembro com o comprovante do esquema de imunização.

6 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page