Governo de São Paulo anuncia criação da Delegacia da Diversidade Online
- efatoofc
- 26 de ago. de 2021
- 2 min de leitura
Nova plataforma visa ampliar combate aos crimes de intolerância
O Governo de São Paulo lançou a Delegacia da Diversidade Online. O anúncio da criação da plataforma foi feito pelo governador João Dória nesta quinta-feira (26).
Ao sofrer um ato de preconceito relacionado à raça, cor, etnia, religião, procedência nacional, orientação sexual ou identidade de gênero, qualquer cidadão poderá registrar uma denúncia a partir de um dispositivo eletrônico pelo endereço delegaciaeletronica.policiacivil.sp.gov.br
Para denunciar, é necessário clicar na opção “Comunicar ocorrência” e, em seguida, no ícone da Delegacia da Diversidade. Um formulário com perguntas de fácil entendimento será aberto para o preenchimento de informações relativas ao suposto crime e, logo depois, serão solicitados dados da vítima e do agressor, além da prova do delito, se houver.

João Dória no lançamento da Delegacia da Diversidade Online (FOTO: Reprodução Governo de São Paulo)
Assim como as demais delegacias eletrônicas, o novo órgão de combate aos crimes de intolerância será controlado pela Polícia Civil. Dória determinou que as investigações das denúncias no interior serão responsabilidade dos DEICS (Divisões Especializadas de Investigações Criminais). “São Paulo não tolera a intolerância, aqui somos defensores da liberdade. E é por isso que estamos fazendo aqui a Delegacia da Diversidade”, comentou o governador.
Na capital, a 2ª Delegacia de Polícia de Repressão aos Crimes Raciais, contra a Diversidade Sexual e de Gênero e outros Delitos de Intolerância foi encarregada das investigações. A unidade receberá quatro novas viaturas e terá o quadro de funcionários ampliado para atender as ocorrências.
Como forma de se adequar a demandas que surgirão por meio da Delegacia da Diversidade Online, os policiais têm recebido uma preparação especial para atender vítimas de crimes de intolerância. “Nós temos treinamento específico para esses casos e estamos treinando todos os policiais do interior para que atendam com a dignidade que a vítima merece”, afirmou o delegado Geral da Polícia Civil, Ruy Ferraz.
A criação da Delegacia da Diversidade Online atende ao Plano Estadual de Enfrentamento à Homofobia e Promoção da Cidadania LGBT, além de estar em acordo com a decisão do STF (Supremo Tribunal Federal), que determinou o enquadramento da homofobia e transfobia como crimes de racismo.
Comments