Mortes por Covid-19 voltam a crescer globalmente e mundo supera marca de 5 milhões de vítimas fatais
Organização Mundial de Saúde alerta, principalmente, para situação na Europa e na Ásia
O último relatório divulgado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) apontou um crescimento de 5% nos casos de morte por Covid-19 em todo o mundo. Os dados são referentes à semana passada.
Nesta segunda-feira (1), o mundo superou a marca de 5 milhões de vítimas fatais da doença. Os maiores índices de crescimento nos óbitos na última semana foram registrados na Europa, com 14%, e Ásia, com 13%.
A variante delta, que causou uma grave crise sanitária na índia (país com quase 1.4 bilhão de habitantes) entre abril e maio, está diretamente relacionada ao aumento no número de mortes, pois passou a se espalhar por diversos países desde então, inclusive em locais que estão com a vacinação avançada, como o Reino Unido.
Embora o número de mortes tenha aumentado, a OMS alerta que o ritmo dos óbitos não acompanha o percentual de crescimento dos casos da doença, o que comprova a eficácia das vacinas na prevenção dos estágios mais graves da Covid-19.
Situação no Brasil
Enquanto a média de mortes por Covid-19 subiu no mundo, houve uma redução de óbitos diários no Brasil, quando comparados os números das duas últimas semanas.
No dia 24/10, o país apresentava uma média de 337 mortes por dia, enquanto que ontem (31), o número médio de vítimas fatais diárias foi de 311.
Atualmente, o Brasil ocupa a 40ª no ranking do Our World in Data, que aponta a média de mortes no mundo todo. Em julho, o país era o primeiro colocado.
Ainda que o número de mortes tenha caído, o Brasil ainda é o segundo país com mais casos fatais de Covid-19, com 607 mil, superado apenas pelos Estados Unidos, com 745 mil.
Comments