top of page

Prefeitura de Taboão da Serra inaugura Centro de Formação dos Profissionais de Educação Tula Pilar

Espaço no Jardim Maria Rosa é um marco e oferta cursos, palestras e oficinas para servidores municipais ampliarem conhecimento e levar inovação para as escolas



LEGENDA - Centro de Formação Tula Pilar é um marco significativo no desenvolvimento educacional e social de Taboão da Serra. (FOTOS: PETTERSON COSTA - SECOM/PMTS)

A Prefeitura de Taboão da Serra inaugurou um local que sela o compromisso do Governo Municipal com a formação continuada dos servidores da Educação, o Centro de Formação dos Profissionais de Educação Tula Pilar. Localizado na Rua Alfredo Wolf, 150, no Jardim Maria Rosa, o espaço de inovação oferta capacitações de qualidade e tecnológicas para os profissionais levarem o que há de melhor para as salas de aula, além de ser um marco significativo no desenvolvimento educacional e social da cidade.

 

O Centro de Formação Tula Pilar, instalado em prédio próprio de dois andares com acessibilidade arquitetônica, conta com amplo auditório para 150 pessoas, Jardim Sensorial, mini estúdio, sala de reuniões, além de ser equipado com materiais pedagógicos de diversas áreas, inclusive com impressoras 3D e itens de robótica, tudo para possibilitar aos profissionais a exploração dos espaços para novas práticas educacionais.

 

A solenidade de entrega do Centro de Formação Tula Pilar, realizada em 04/04, contou com a presença do prefeito Aprígio, da primeira-dama e vereadora Luzia Aprígio, da secretária de Educação Dirce Takano, do então secretário executivo Prof. Oderlan Pereira, profissionais da área e secretários municipais.

 

“Quem se dedica à educação taboanense agora conta com o moderno Centro de Formação Tula Pilar. Os profissionais podem fazer cursos e oficinas, participar de palestras e ingressar em muitas outras atividades para ganhar ainda mais conhecimento. Além disso, o Centro resgata a memória da incrível Tula Pilar, que fez tanto por nossas comunidades. Isso é gestão responsável e que pensa no futuro de Taboão da Serra”, destaca o prefeito Aprígio.

 

O encontro também contou com participação especial de Lucas Ferreira Procópio de Lima, um dos três filhos de Tula Pilar.

 

Lucas Ferreira agradeceu a homenagem do Governo Municipal à mãe e ressaltou algumas das inúmeras qualidades da poeta taboanense, negra e periférica, cujos poemas reforçam a identidade e a força ancestral.

 

“Ela realmente foi uma mulher obstinada no que ela queria, que era sair da vida de empregada doméstica, do analfabetismo, dessa invisibilidade social que está condicionada a todos nossos corpos pretos e periféricos, e outras classes de pessoas”, disse. “A minha mãe enquanto uma mulher preta que decidiu investir na arte para vida dela e para vida dos filhos, ela não estava pensando só no lugar dela de mulher individual que queria sair da fome, mas ela estava pensando numa necessidade que o povo brasileiro tem de construção de cultura, de identidade de alta afirmação que é preciso a gente ter. E é por isso, por essa seriedade que ela tinha que hoje o nome dela tá aqui nesse espaço”, completou Lucas.

 

Segundo a secretária Dirce Takano, a inauguração do Centro é a concretização da concepção de educação com relação à formação continuada. “Ter um espaço dedicado aos profissionais de Educação é garantir a formação continuada, uma demanda que os profissionais necessitam em seu dia a dia. Esse é um espaço idealizado para propiciar convivência, acolhimento, onde poderão receber a formação de forma confortável e com mobiliário que possibilite pensar a educação neste século XXI”, afirma.

 

Serviço:

Centro de Formação dos Profissionais de Educação Tula Pilar

Rua Alfredo Wolf, 150, Jardim Maria Rosa

Informações: Secretaria de Educação - (11) 4788-5822

 

1 visualização0 comentário

Comments


bottom of page