top of page

Prefeitura de Taboão da Serra retoma serviços de atendimento ao público após ataque hacker

Dados criptografados por ação criminosa foram totalmente recuperados


O Departamento de Tecnologia da Informação (DTI) da Prefeitura de Taboão da Serra, em conjunto com uma empresa de Santa Catarina, recuperou os dados criptografados por um ataque cibernético no dia 27/8. Com isso, os serviços de atendimento ao público têm sido retomados gradualmente.


O site Atende On-line (atende.ts.sp.gov.br), por onde se pode solicitar serviços como emissão de segunda via do IPTU, retirada de extrato de débitos mobiliários e imobiliários e lançamento de imposto de transmissão de bens e imóveis, voltou a funcionar na tarde da última terça-feira (7).


Taboanenses têm acesso a diversos serviços da Prefeitura pelo Atende On-line (FOTO: Larissa Rapozo)



A central do Atende para solicitação presencial de serviços passou a operar ontem (8). “Desde o dia 27/8 toda a nossa equipe de TI está trabalhando incansavelmente, inclusive nas madrugadas e feriado, para restabelecer os sistemas e serviços. Não fizemos nenhum pagamento aos hackers. Todos os arquivos criptografados foram recuperados pelos nossos funcionários de TI em conjunto com uma empresa de segurança digital. Fizemos uma análise e até o momento não foi identificado nem a perda e nem vazamento de dados”, explicou o diretor do DTI, Rogério Godoy.



Investimentos em tecnologia


A Prefeitura de Taboão ressaltou os desafios enfrentados para melhorar os recursos tecnológicos. “Em janeiro, quando assumimos a gestão, percebemos que toda a parte de TI estava sucateada. Detectamos problemas graves, como servidor sem replicação de dados, ausência de um site de DR (Recuperação de Desastre, na tradução da sigla original em inglês), entre outras situações, sendo que essa área tem inovações constantes, praticamente, a cada seis meses”, comentou o gerente de Tecnologia, Igor Teixeira.


Nos oito primeiros meses da atual administração, foram feitos investimentos em inovação tecnológica. A meta do governo municipal é modernizar os serviços, implantar um parque tecnológico e tornar a Prefeitura um exemplo de eficiência.



Serviço:


ATENDE ON-LINE atende.ts.sp.gov.br


ATENDE Rua Elizabetta Lips, 55, Jardim Bontempo Telefone: 4788-2922 ou 4788-2923 Horário: de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30 atende@taboaodaserra.sp.gov.br



6 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page