top of page

Prefeitura de Taboão realiza primeiro encontro do Criança Feliz. Saiba tudo sobre o programa!

Ação reúne famílias para atividades sobre gestação, amamentação, infância e saúde mental


A EMEF Machado de Assis recebeu 90 famílias no primeiro encontro do Programa Criança Feliz no município de Taboão da Serra em 2021. A ação, que tem como intuito debater assuntos relacionados à gestação, amamentação, saúde mental, direitos das crianças, dos adolescentes e das mulheres e primeira infância (cinco primeiros anos de vida), aconteceu na última terça-feira (31).


O Criança Feliz foi idealizado pelo Ministério da Cidadania e, em Taboão, envolveu profissionais de três secretarias municipais. “O Comitê Gestor do Programa Criança Feliz, formado pelas Secretarias de Assistência Social, Educação e Saúde, resolveu promover esta ação, seguindo os protocolos de prevenção à Covid-19, com atividades variadas e que favorecesse a troca de experiência e o apoio às famílias”, explicou o secretário de Assistência Social, Wagner Eckstein.


Famílias taboanenses participam do Criança Feliz na EMEF Machado de Assis (FOTOS: Ian de Freitas)



A Prefeitura de Taboão organizou quatro estações temáticas para dividir as atividades. Na primeira, chamada de “Oficina do Faz de Conta”, estagiários do Criança Feliz contaram histórias lúdicas e realizaram brincadeiras com água, tinta e bexiga.


A segunda estação ficou a cargo dos técnicos do Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSi). Foram abordados temas sobre saúde mental na primeira infância e na gestação, depressão pós-parto, entre outros.


As secretarias de Educação e Assistência Social realizaram o workshop “A gente não quer só comida” na terceira estação. O objetivo foi discutir os direitos de crianças, adolescentes e mulheres, além de promover uma palestra sobre medidas para erradicar o trabalho infantil.


A última estação, denominada de “Você não está sozinha”, contou com orientações sobre aleitamento materno e abordou questões de educação parental e as composições familiares existentes. “Tivemos uma manhã muito positiva e produtiva. O Programa Criança Feliz está renascendo em Taboão da Serra com o prefeito Aprígio e o secretário Wagner Eckstein, que têm um olhar atencioso e apurado”, destacou a coordenadora do projeto em Taboão, Andréa Venceslau.


Famílias que tiverem interesse em participar do Criança Feliz devem procurar o Centro de Referência de Assistência Social da sua região. O projeto atende gestantes, bebês de zero a três anos e crianças de até seis anos com comorbidades.



Meta do Criança Feliz em Taboão


O Criança Feliz trabalha, atualmente, com 400 famílias em Taboão da Serra. A meta da Prefeitura é atender mais 200 famílias.


A Secretaria de Assistência Social acompanha periodicamente cada família, por meio de visitas e chamadas de vídeo. A equipe de atendimento é composta por 30 estagiários, supervisionados pelo servidor Márcio Araújo.



Serviço:

Secretaria de Assistência Social e Cidadania Rua Ananias Carmerindo Pires, 40, Jardim Panorama Telefone: 11 4138-8040


CRAS Clementino Estrada Kiazemon Takeuti, 1145, Jardim Maria Luiza Fone: 4787-9151 cras.clementino@taboaodaserra.sp.gov.br


CRAS Monte Alegre Rua dos Jasmins, 120 - Parque Assunção Fone: 4786-7834 cras.montealegre@taboaodaserra.sp.gov.br


CRAS Pirajussara Rua Jurandir Cabelho, 452, Parque Jacarandá Fone: 4771-6228 | 4137-2121 cras.pirajussara@taboaodaserra.sp.gov.br


CRAS Saporito Rua Zeicy Aparecida Nogueira Batista, 39 - Jardim Record Fone: 4139-9106 cras.saporito@taboaodaserra.sp.gov.br


CRAS Scândia Rua Guilherme Busto, 130 - Jardim Scândia Fone: 4139-8353 cras.scandia@taboaodaserra.sp.gov.br


CRAS Trianon Rua Luiz Antônio de Andrade Vieira, 786, Jardim Trianon Fone: 4787-3943 | 4685-2091 cras.trianon@taboaodaserra.sp.gov.br


CRAS Vila Sônia Rua Elza Feres, 360, Jardim Vila Sônia Fone: 4701-2320 cras.vilasonia@taboaodaserra.sp.gov.br


CRAS Vila Indiana Rua Brasilina Beu, 55, Vila Indiana Fone: 4138-2075 cras.indiana@taboaodaserra.sp.gov.br


7 visualizações0 comentário

Comentários


bottom of page